Quanto custa para abrir um e-commerce sem estoque

Quanto custa para abrir um e-commerce sem estoque

Tempo de leitura: 12 minutos

O investimento necessário para manter e administrar um estoque de produtos é um dos muitos entraves que a maioria de quem quer empreender encontra para começar um e-commerce.
Muitos têm o desejo do próprio negócio de vendas online, porém ficam receosos em dar o primeiro passo, exatamente por não terem o capital suficiente para isso. Da mesma forma, acreditam precisar de um valor muito alto para alocar os produtos que serão oferecidos na loja virtual, assim como montar toda a estrutura adequada para realizar a logística para entregar ao consumidor.
Ainda que seja a realidade para quem abre uma loja, esse não precisa ser um impedimento para abrir um e-commerce. É totalmente possível vender pela internet, com investimento mínimo, através de fornecedores de produtos nacionais a pronta entrega. E a melhor parte, trabalhando de casa ou de onde estiver, obtendo ótimos lucros.

Continue lendo, saiba quanto custa abrir um e-commerce sem estoque, quais as melhores ferramentas e o que fazer para iniciar o negócio:

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Planejamento Estratégico

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” Essa frase foi dita no final do século XVIII, início do XIX, por John L. Beckley, primeiro gerente de campanha política americana e secretário da Câmara do Representantes, em 1802, nomeado pelo então presidente Thomas Jefferson, e mesmo depois de tanto tempo continua sendo verdadeira.

Um planejamento estratégico é e será importante em qualquer etapa do negócio. É por meio dele que se estabelece o plano de ação para atingir os objetivos. Não só vai conduzir todo o processo, desde a escolha do produto, como vai definir o quanto de tempo, energia e recursos financeiros serão investidos.

Para que esse planejamento tenha resultados, primeiro precisa estar alinhado com o que mais se tem afinidade. Com quais produtos o vendedor mais se identifica. Pode ser um hobbie, com aquilo que se tem paixão, porque é muito mais fácil, recompensador e produtivo, trabalhar com um assunto do qual se entende bem.

O Mercado Livre disponibiliza uma direção para quem está planejando entrar para o e-commerce, mas não sabe muito o que vender. No site https://tendencias.mercadolivre.com.br/, são veiculadas as buscas mais populares por ordem crescente. Dê uma olhada lá e veja qual produto tem mais a ver com o seu estilo.

Outra dica para incluir nesse planejamento é testar o produto antes de lançá-lo no mercado. Uma boa forma de fazer isso é praticar o MVP, Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável, que basicamente é lançar o produto ou serviço com o menor investimento possível, técnica bem interessante em um mundo onde o mercado muda a cada instante.

A Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios traz uma matéria interessante sobre 5 passos para fazer um MVP e o Sebrae traz uma explicação bem direta desse conceito.

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Capital de Giro

Segundo o Sebrae, “capital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem”. Ainda que você não seja uma empresa, vai precisar ter um determinado valor para começar o seu negócio.

O conceito de capital de giro funciona como uma segurança para o fornecedor de que irá receber o valor da compra feita pelo consumidor. Quando o vendedor se cadastra pela primeira vez, no Mercado Livre, por exemplo, até alcançar a bandeira verde que vai qualificá-lo como premium, é bem mais difícil para o fornecedor confiar de que essa transação seja confiável.

Nesse caso, o vendedor tem mais facilidade em saber a respeito da reputação do fornecedor, através de pesquisa de mercado, com a marca já consolidada, tendo várias opiniões de compradores. O que aliás se deve fazer antes de escolher quem vai ser o seu parceiro de vendas.

Como uma garantia, o vendedor paga o valor do produto ao fornecedor e recebe de volta o que investiu. Para entender um pouco melhor como esse conceito é importante para o seu negócio e como fazer ele trabalhar a seu favor, obtendo lucro, assista esse vídeo, que traz uma explicação bem detalhada.

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Método DEP

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Metodo DEP

O Método DEP, Dropshipping a Pronta Entrega, foi desenvolvido por Cássio Canali, direcionando a técnica de revenda de produtos pela internet, muito utilizada por sites internacionais, para os moldes do mercado nacional.

Após feito o anúncio do produto nos sites especializados na internet, como o Mercado Livre, por exemplo, a sequência de vendas tem início com o seu cliente, que vê o anúncio e faz o pedido, você, que é o vendedor, por sua vez, compra do fornecedor, que seguindo a logística, envia o produto para o seu cliente.

 

Vantagens do Método DEP

Esse método tem muitas vantagens, para quem vende e para o fornecedor, que pode adiantar essa parte da venda e contato com o cliente e se preocupar apenas com a entrega do produto.

Primeiro, as vantagens para o vendedor dropshipping:

– investimento zero em estoque, já que não é necessário armazenar os produtos que serão entregues;

– sem investimento, o risco também é zero, porque o estoque é um dos principais gastos do vendedor;

–  como não é preciso se preocupar com estoque, há a possibilidade de variar o estoque, tendo mais do que um fornecedor;

– quando o fornecedor lançar um novo produto, o vendedor dropshipping poderá inclui-lo na lista de produtos para revender, isto é, como não há a necessidade de primeiro eliminar o estoque, assim que surgirem novos, já é possível adicionar entre suas vendas;

– se o fornecedor não vai ter que se preocupar com a parte inicial das vendas, o vendedor não tem o restante da preocupação, que é embalar o produto corretamente, administrar uma equipe de entrega ou enviar para o correio e, em seguida, para o consumidor. Assim, o vendedor terá mais tempo para novas vendas e mais mobilidade de tempo.

 

Vantagens para o fornecedor:

– Com um parceiro de vendas, o fornecedor terá um maior volume de vendas;

– São muito mais canais de oferta do produto na internet, um maior alcance, tendo como o custo de publicidade, o lucro do vendedor, o que é bastante interessante e lucrativo para o fornecedor também;

– Mais uma vez, o fornecedor vai eliminar o trabalho de ter que divulgar o produto, o que irá agilizar muito mais;

– Com um parceiro de negócios com contato direto com o cliente, se preocupando com quais produtos são mais aceitos no mercado, o fornecedor vai saber com facilidade o que mais agrada o consumidor, atualizando com maior frequência a oferta de produtos;

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Agora conheça as ferramentas online que vão ajudar a alavancar as suas vendas.

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Mercado Livre

Mercado Livre
O maior e-commerce da América Latina, sem dúvida é uma forte ferramenta para quem quer empreender em dropshipping nacional, vendendo bem, sem o custo do estoque.

Em números, o Mercado Livre registra seis mil novas buscas e nove vendas por segundo, sendo o 5° maior site mais acessado da internet, com 52 milhões de visitantes em apensas um mês, estando entre os 10 mais no ranking de maior audiência no Brasil.

Para abrir uma conta, iniciando como pessoa física mesmo, é totalmente gratuito. O site só vai cobrar uma taxa de 16% por venda, ou seja, o vendedor só paga quando vende. Por isso é importante ter um capital de giro suficiente para iniciar as vendas e poder pagar o fornecedor.

Criar uma conta é muito simples, basta preencher o nome, sobrenome, e-mail e criar uma senha. Lembrando que não será permitido alterar o nome e sobrenome posteriormente e que essas serão as informações impressas na etiqueta de remetente no pacote de entrega, ou seja, quem é o vendedor.

Caso a sua conta for física, isto é, se você ainda não tem uma empresa, pense de qual nome você quer que os clientes recebam as encomendas que eles compraram da sua conta no Mercado Livre. E mesmo que não tenha pensado em um nome, comece com as informações que tiver, o importante é não deixar que esse seja uma barreira para não começar.

A página é bastante intuitiva, muito fácil, esse vídeo explica como fazer isso.

 

Redes Sociais

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Instagram

As redes sociais têm sido intensamente usadas para a oferta de produtos e serviços, já que alcançam uma parcela significativa de pessoas a todo instante.

A estratégia de marketing está em transformar as mídias sociais em um poderoso canal de vendas. Divulgar o produto com fotos e informações suficientes para levar o internauta a se tornar um potencial comprador e, porque não, um colaborador, já que o consumidor satisfeito vai compartilhar e comentar sobre o que, onde e como adquiriu determinado produto.

Um dos canais com maior retorno de seguidores atualmente é o Instagram. Em números, a rede tem cerca de 700 milhões de usuários ativos por mês e mais de 95 milhões de fotos e vídeos compartilhados diariamente.

A mídia possui algumas ferramentas para ajudar nesse trabalho de divulgação, como o Gerenciagram, e mais outras 13 opções de automação, com o custo mínimo mensal de R$ 49,00, que programa postagem de imagens e mensagens automáticas, tendo em média 30 mil ações pode mês.

Claro que esse recurso automatizado não é obrigatório. Se você está começando e ainda não tem muito para investir, concentre esse valor para o capital de giro e faça manualmente o trabalho do robô, até obter lucro suficiente para pagar por esse serviço e ter mais tempo livre.

 

Loja Integrada

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Loja Integrada

A Loja Integrada é uma plataforma virtual de venda que permite criar um loja virtual, com um plano inicial gratuito para 1 conta com até 50 produtos. Se quiser aumentar o número de produtos, o plano mensal para 100 itens é de R$ 49,00, chegando a R$ 399,00 para postagem ilimitada. Segue o link.
Para iniciantes, essa opção é bastante interessante. Para criar uma conta também é muito fácil, preenchendo um cadastro que leva 5 minutos, com nome, e-mail e senha e uma confirmação, enviada por e-mail.

O site permite a personalização da página, dispensando o gasto com designer ou programador, com cores, planos de fundo e todas as informações para atrair o cliente que mais se identificar com o estilo da sua loja, então use sua criatividade e faça uma interface atrativa. Feita a criação da página, é hora de inserir os produtos, com fotos, informando tudo o que for possível, porque o consumidor vai procurar por isso, com descrição, detalhes, valores, estoque.

E a outra parte legal é que é permitido integrar essa loja a uma conta no Mercado Livre ou montar no Facebook, que também tem sido usado como ferramenta de marketing para divulgação de vendas.

 

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Marketplaces

Marketplaces
Para os pequenos vendedores parece uma proposta inviável vender o produto em grandes marketplaces, porém existem grandes lojas online como a Elo7, B2W, CNova, Submarino e muitas outras, que trabalham como um shopping center virtual.

O cadastro, o processo de negociação e quanto é cobrado por venda, vai variar conforme a empresa. Em algumas, será necessário a apresentação de documentos, um cadastro mais detalhado, uma aprovação do vendedor, podendo passar por critérios mais rígidos que o Mercado Livre e levam um tempo maior.

Para isso, faça um planejamento estratégico, traçando objetivos e avalie o grau de aceitação dos produtos dentro dessas plataformas de venda.

Para se cadastrar em marketplaces o custo é zero, com uma taxa entre 15% a 30%, somente após a venda. Mais uma vez, se encaixa aqui o conceito de capital de giro para concluir a operação junto ao fornecedor e garantir a venda.

 

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